terça-feira, 16 de outubro de 2012

SUGESTÃO de Projeto Lingua Portuguesa e Informática na Educação Infantil

TEMA: O Alfabeto
PÚBLICO ALVO: crianças na faixa etária de 4 anos - 1º período
JUSTIFICATIVA:  Este projeto busca o desenvolvimento da linguagem oral, possibilitando utilizar a linguagem como meio de comunicação, permitindo à criança o domínio de seu código linguístico e valorização da comunicação e também, proporcionar o conhecimento das letras do alfabeto, seu som, a formação das palavras e a escrita do nome.
OBJETIVOS: Atender às necessidades de aprendizagem dos alunos, propondo atividadesem que possam desenvolver suas potencialidades. Discriminar as letras do nome e treino do reconhecimento da ordem alfabética. Identificar e reconhecer as letras do alfabeto e as letras do próprio nome, ampliar o vocabulário, desenvolver a coordenação motora fina, promover a interação com a informática e escrever o nome.

DURAÇÃO: aproximadamente 27 semanas
CONTEÚDOS: reconhecimento e memorização das letras, reconhecimento e escrita do nome, história do nome, desenvolvimento da linguagem oral e escrita e da socialização
METODOLOGIA:
1) Fazer um levantamento prévio dos conhecimentos que os alunos têm sobre o Alfabeto (letras);
2) Apresentar as letras do alfabeto e expor cartazes na sala para visualização diária
3) Fazer coletivamente a seleção de cada letra que será trabalhada: aproximadamente uma por semana;
4) Nomear os objetos e móveis da sala
5)Apresentar a escrita do nome de cada criança através da ficha
6) Apresentar aos alunos jogos e brincadeiras que envolvam as letras do alfabeto para jogarem individualmente e em grupo
7) Levar os alunos ao laboratório de Infaomática para que possam brincar com jogos online como o jogo do alfabeto do site smartkids que é jogado individualmente. (Sugestões: www.smartkids.com.br, www.escolagames.com.br, www.universoneo.com.br, www.centrodejogos.com.br, etc.)
8) Desenvolver atividades de identificação de vogais e consoantes a partir da ficha com o nome do aluno;
9) Oportunizar aos alunos a escrita do pré-nome em papel e depois no computador utilizando o BR Office – Writer.
10) Propor jogos em grupo e formular juntos um alfabeto ilustrado

AVALIAÇÃO: A avaliação deverá ser feita em todos os momentos do projeto e ao término de cada etapa, já que se trata de trabalho cheio de possibilidades, primando pela criticidade, socialização e participação dos alunos no processo de avaliação. Poderão se aaliados , os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados devem ser registrados, a fim de rever as etapas seguintes se necessário. Criar uma ficha de avaliação com o desenvolvimento de todos os alunos nas atividades desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário