Sugestão de proposta de visita ao Museu de Artes e Oficios de Belo Horizonte.
O
MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde
transitam milhares de pessoas diariamente. É, assim, um espaço coerente
com a natureza da coleção , bem próximo do trabalhador. As mais de duas
mil peças foram doadas ao patrimônio público pela colecionadora e
empreendedora cultural Angela Gutierrez. Para abrigar o Museu foram
restaurados dois prédios antigos, de rara beleza arquitetônica, tombados
pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação
pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural
da cidade.
A coleção que deu origem ao Museu. Com peças
originais dos séculos XVIII ao XX, foi iniciada há cerca de cinquenta
anos. Nela estão representados os mais variados ofícios do homem
brasileiro. São ferramentas, utensílios, máquinas e equipamentos
diversos que, individualmente ou em conjunto, conduzem cada visitante a
uma identificação com o universo de trabalho ali referenciado. A
observação do acervo também revela que, mesmo quando desenvolve uma peça
voltada para suprir uma necessidade de trabalho, o homem usa sua
capacidade criativa e se expressa com arte e sensibilidade.
Fonte: site oficial do museu - www.mao.org.br
Elaborei uma proposta para levar os pequenos ao Museu de Artes e Ofícos. Primeiramente
sugiro
trabalhar com as crianças em sala de aula as diferentes profissões
partindo do trabalho dos seus familiares. Solicitar que os alunos façam
uma breve pesquisa sobre o tralbalho/profissão com a ajuda dos pais e
realizar uma discussão em sala sobre o tema buscando conhecer o que os
alunos já sabem sobre ele. Durante a discussão, a professora deve mostrar como surgem novas profissões,
como algumas são extintas ou aperfeiçoadas e instigar as crianças a conhecerem como eram as
ferramentas de trabalho no passado fazendo uma ligação com as de hoje.
Após a discussão inicial, podemos levá-los ao laboratório de Informática e fazer um Tour Virtual, que é super interessante. Pelo site podemos mostrá-los todas as áreas do museu e despertar o interesse em ver de perto os utensílios.
Em seguida, levar os pequenos ao museu para verem de perto um pouco da história e tornar o aprendizado mais significativo.
Esse projeto pode durar uns três meses dependendo da interação e resposta dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário