terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sugestão de proposta de visita ao Museu de Artes e Oficios de Belo Horizonte.


O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É, assim, um espaço coerente com a natureza da coleção , bem próximo do trabalhador. As mais de duas mil peças foram doadas ao patrimônio público pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos, de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade.

A coleção que deu origem ao Museu. Com peças originais dos séculos XVIII ao XX, foi iniciada há cerca de cinquenta anos. Nela estão representados os mais variados ofícios do homem brasileiro. São ferramentas, utensílios, máquinas e equipamentos diversos que, individualmente ou em conjunto, conduzem cada visitante a uma identificação com o universo de trabalho ali referenciado. A observação do acervo também revela que, mesmo quando desenvolve uma peça voltada para suprir uma necessidade de trabalho, o homem usa sua capacidade criativa e se expressa com arte e sensibilidade.
Fonte: site oficial do museu -  www.mao.org.br

Elaborei uma proposta para levar os pequenos ao Museu de Artes e Ofícos. Primeiramente
sugiro trabalhar com as crianças em sala de aula as diferentes profissões partindo do trabalho dos seus familiares. Solicitar que os alunos façam uma breve pesquisa sobre o tralbalho/profissão com a ajuda dos pais e realizar uma discussão em sala sobre o tema buscando conhecer o que os alunos já sabem sobre ele.   Durante a discussão, a professora deve mostrar como surgem novas profissões, como algumas são extintas ou aperfeiçoadas e instigar as crianças a conhecerem como eram as ferramentas de trabalho no passado fazendo uma ligação com as de hoje.
Após a discussão inicial, podemos levá-los ao laboratório de Informática e fazer um Tour Virtual, que é super interessante. Pelo site podemos mostrá-los todas as áreas do museu e despertar o interesse em ver de perto os utensílios.
Em seguida, levar os pequenos ao museu para verem de perto um pouco da história e tornar o aprendizado mais significativo.
Esse projeto pode durar uns três meses dependendo da interação e resposta dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário